Categorias:
Data de publicação:
17 set 2021

Esta publicação resulta de uma recolha de todos os eleitos locais, desde as primeiras eleições livres, em dezembro de 1976, nos vários órgãos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia). O livro deixa ainda para memória futura, alguns dos factos marcantes da história de Ourém, os resultados dos sufrágios realizados desde 1976, e conta também com passagens e relatos históricos desconhecidos da maior parte dos oureenses.
A valorização do papel das Assembleias Municipais, as boas práticas levadas a cabo pela AMO e a apresentação da legislação relacionada com o funcionamento deste órgão deliberativo, são outros dos temas abordados nesta publicação inédita.
A capa do livro é inspirada na obra “Passa a palavra ao outro e não ao mesmo”, da autoria do artista plástico oureense Nuno Gaivoto.
“A Sala da Assembleia e a sua configuração, serviu de ponto de partida para ensaiar o desenrolar da cena, esta dramatizada por uma luz, meio divina meio sagrada, que surge da paisagem em fundo libertando-a das suas barreiras físicas. Ourém em plano de fundo, passa a fazer parte e o propósito de toda ação tornando-se o elo de ligação das personagens, de quem modera e de quem participa nos trabalhos em curso. A trama geométrica é habitada por cores fortes, de atitude contrastante, e é dividida em planos que aqui representam a diversidade de pensamentos e opiniões próprios de uma qualquer comunidade. Diversas personagens de vários registos, formas e cores, convivem em comunhão, onde vigora o, “Passa a Palavra ao Outro e não ao Mesmo”.