Categorias:
Data de publicação:
01 jun 2021

A sessão, que decorreu num formato misto, com a presença na sala de sessões da AMO, de dois elementos de casa equipa e os restantes através de videoconferência, foi mais uma vez, “um verdadeiro sucesso, que muito contribui para a cidadania do nosso concelho”, referiu João Moura, presidente da AMO, mostrando-se “sensibilizado com a qualidade das propostas apresentadas, muitas delas vocacionadas para o apoio aos mais vulneráveis, nomeadamente os mais idosos”. Foram várias as equipas que apresentaram ideias neste sentido, algumas delas já colocadas em prática, como foi o caso das alunas da Escola Básica e Secundária de Ourém que regularmente estabelecem contactos com os utentes da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, em Ourém.
A promoção de um estilo de vida saudável, o abandono de animais, o apoio às pessoas mais carenciadas e a violência doméstica e no namoro, foram outros dos temas abordados pelos alunos, através da criação de campanhas de sensibilização que alertem as populações para a importância destas matérias e que tiveram acolhimento imediato do Presidente da AMO, mas também do Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, que acompanhou os trabalhos. “Vocês já são vencedores”. Foi a expressão utilizada pelos dois responsáveis políticos, que irão “aproveitar” muitas das sugestões ali apresentadas, para que, juntamente com o serviço de ação social do Município, possam implementar algumas das campanhas sugeridas.
As propostas vencedoras serão agora apresentadas aos membros da Assembleia e ao Executivo Municipal, na próxima sessão que, previsivelmente, decorrerá a 28 de junho.
Para consultar os projetos aceda aqui: https://ajo.am-ourem.pt/#escolas
Para rever a sessão aceda aqui: https://youtu.be/RLRH0sXjdSU (sessão da manhã) https://youtu.be/6lXy05zOCnY (sessão da tarde)
#ETUVAISAGIR é o mote da AJO que tem como principal objetivo motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.